anunci2


Uploaded with ImageShack.us

sábado, 17 de novembro de 2012

UNIVASF fará análise da Lei de Cotas para adaptação na universidade


Imagem garimpada do Google Images. Informações do site da univasf e do g1.


A Universidade Federal do Vale do São Francisco (Univasf) criou uma comissão provisória para discutir e avaliar a forma como a universidade vai se adequar à Lei 12.711/2012 que instituiu o sistema de cotas raciais e sociais nas universidades e institutos federais. A Comissão de Aplicação e Avaliação da Lei de Cotas será formada por membros da comunidade universitária e entidades de classe, envolvendo a participação das pró-reitorias, colegiados acadêmicos, e demais setores e órgãos da instituição.

A primeira reunião aconteceu na terça-feira (13) com representantes da Pró-reitoria de Ensino (Proen), Pró-reitoria de Assistência Estudantil (Proae), Secretaria de Registro e Controle Acadêmico (SRCA), segmento estudantil, docentes dos colegiados de Engenharia Civil, Ciências Sociais, Psicologia e Engenharia Agrícola e Ambiental. A próxima reunião está marcada para o dia 21 de novembro.

Conforme a Lei 12.711 de 29 de agosto de 2012 e decreto 7.824 de 11 de outubro de 2012, que a regulamenta, a implantação do sistema de cotas a poderá ocorrer de forma progressiva até 2016. A Univasf já utiliza políticas afirmativas desde 2010, disponibilizando 50% das vagas de todos os cursos de graduação para estudantes que tenham cursado o ensino médio em escolas públicas. Na sexta-feira (23) as primeiras propostas discutidas pela comissão serão apresentadas ao Conselho Universitário (Conuni).



Reformulação de Cotas

Bem, como lido acima, a UNIVASF já adota um modelo de cotas, que é, inclusive, do mesmo percentual da nova lei (50%). Só que a nova lei exige que as cotas tenham uma porcentagem de vagas destinadas para quem possui renda per capita de até 1,5 Salário Mínimo (25%), e os outros 25% deverão levar em consideração a raça. Ou seja, pardos, índios e negros deverão ter uma certa prioridade. A porcentagem de vagas com essa prioridade vai variar de estado a estado. 

O número de vagas com cotas vai ser aumentado gradativamente, de ano a ano, até chegar aos 50%. Veja abaixo como será isso:

2013: 12,5% do total de vagas reservadas
2014: 25% do total de vagas reservadas
2015: 37,5% do total de vagas reservadas
30 de agosto de 2016: prazo para que o cumprimento total da lei (50% de todas as vagas reservadas)

Nenhum comentário:

Postar um comentário