anunci2


Uploaded with ImageShack.us

segunda-feira, 26 de novembro de 2012

Mais um resultado preocupante para a educação no sertão






























Bem, muitos aqui no vale tentam passar a imagem de que a educação do sertão, e principalmente de Petrolina está muito boa, obrigado. Porém, o Vale Imparcial rebate mais uma vez essa informação, com provas. 


Dos municípios sertanejos, Dormentes, Petrolina, Santa Cruz da Baixa Verde, São José do Belmonte e Triunfo possuem escolas entre as dez com as piores notas em Pernambuco no Exame Nacional do Ensino Médio do ano passado (Enem) no ano de 2011. A pior nota ficou com a Escola Estadual Nossa Senhora das Graças, de Dormentes. Na unidade, onde muitos alunos precisam conciliar a rotina dos estudos com o trabalho no campo, a nota no exame foi de 407,66 pontos - com uma taxa de participação de 54,04%. Entre as dez piores notas, a segunda colocada é a Escola Monsenhor Luiz Sampaio, de Triunfo, que obteve média de 425,65 pontos.
Dormentes é um caso muito delicado, pois muitos dos alunos também auxiliam os pais na roça, e sabemos que a seca tem exigido dos agricultores muito esforço. Dos 41 alunos da escola aptos para a prova, 29 fizeram o exame, mesmo com todas as dificuldades - a escola fica em um local de difícil acesso para muitos e funciona apenas à noite, já que durante o dia é uma escola municipal, o que é normal no interior, segundo Anete. "A escola fica distante de 40 a 70 quilômetros dos alunos, mas tem transporte. Muitos dos estudantes são trabalhadores, alguns têm dois empregos. A diretora colocou muita ênfase também na questão da seca, foram dois anos muito difíceis", diz a gestora.
Confira abaixo as 10 piores médias do ENEM em Pernambuco:
Escola Dom Malan (Petrolina) - estadual - média 439,21
EREM* Wilson de Andrade Barreto (Rio Formoso) - estadual - média 436,99
Escola Duque de Caxias EFM** (Garanhuns) - estadual - média 435,33
Escola Professora Elvira Viana EFM (Garanhuns) - estadual - média 433,86
Escola Professor Manoel Xavier Paes Barreto (Petrolina) - estadual - média 432,85
Escola Regina Pacis (Santa Cruz da Baixa Verde) - estadual - média 432,59
Escola Estadual Napoleão Araújo EFM (São José do Belmonte) - municipal - média 431,06
Escola Leobaldo Soares da Silva (Barra da Guabiraba) - estadual - média 428,76
Escola Monsenhor Luiz Sampaio (Triunfo) - estadual - média 425,65
Escola Nossa Senhora das Graças (Dormentes) - estadual - média 407,66
IDEB e ENEM
Um fato curioso é que Petrolina possui um IDEB menor que o de Dormentes. Isso mesmo! E Dormentes aparece com a escola com pior índice no ENEM do estado. Será que uma coisa tem a ver com a outra? Será que o IDEB e ENEM  são índices confiáveis para se avaliar a educação? Fica a dúvida no ar... Mas veja a prova de que o Vale Imparcial não mente :

IDEB de Dormentes:



IDEB de Petrolina:

Imagens garimpadas da internet. Informações do g1 e Blog Carlos britto

Nenhum comentário:

Postar um comentário