anunci2


Uploaded with ImageShack.us

terça-feira, 23 de outubro de 2012

Derrubada do Veto ao aumento salarial dos vereadores

Pessoal, primeiramente, a equipe administradora do Vale Imparcial pede desculpas por não ter feito postagens nesses últimos dois dias, pois houveram motivos superiores para isso. Mas a partir de hoje/ amanhã, tudo deve estar normalizado. Contamos com a compreensão de todos .


Hoje houve a derrubada do Veto ao Aumento Salarial dos vereadores de Petrolina. Esse aumento, antes mesmo das eleições, já havia sido aprovado por unanimidade pelos veredores de Petrolina. Lembrando que nem todos haviam comparecido a essa sessão. O aumento era de 100% em relação ao salário de 2012, e valerá a partir de 2013. O veto parcial que impôs às emendas referentes ao projeto 028/12, que dispõe sobre diretrizes que nortearão a Lei Orçamentária para o exercício de 2013.

O aumento, em pleno ano e véspera de eleição, causou revolta e indignação a muitos moradores de Petrolina. Houve, inclusive, várias campanhas, para que os vereadores atuais não fossem reeleitos, para que houvesse uma demonstração drástica do poder popular, que deveria ser mais forte que o Poder Legislativo Municipal. O grupo "Sou Contra o Aumento" divulgou amplamente o sentimento de revolta de vários petrolinenses. Além do cidadão Heyder Numeriano, que fez várias charges, como essas, que foram amplamente divulgadas e compartiladas por redes sociais.









50% dos vereadores não foram reeleitos, mas isso não impediu que eles votassem contra o veto.

A única vereadora que votou a favor do veto foi Raimunda Sol Posto(DEM), aliada do prefeito Julio Lóssio, idealizador do veto. Ela, inclusive, não compareceu à sessão de votação do aumento, alegando problemas de saúde, e havia afirmado que se tivesse ido à sessão, votaria contra o aumento. Mas o vereador Dedé da Simpatia (PSDB), também aliado do prefeito, votou a favor do aumento. Lembrando também que nenhum deles foi reeleito, e não serão beneficiados com esse aumento.


O Vereador Osinaldo (PP) havia dito anteriormente que iria derrubar o veto "fácil, fácil", e pelo visto, suas palavras foram proféticas. Ele ainda sonha com o retorno à câmara de vereadores em 2013, pois está com uma ação na justiça para isso. Ele, inclusive, tentou aumentar o número de vereadores para o ano que vem.
Afirmou também ser "muito macho" e ter palavra.

O vereador Alvorlande ainda disse :  Atendendo ao meu amigo Dr.Pérsio, que me pediu que votasse assim, eu voto contra o veto do prefeito


Hum... Tá tudo um pouquinho parcial... Vejamos... Ah, sim... 

Na época do voto pelo aumento salarial (Fonte: Blog Carlos Britto), Segundo Maria Elena, Presidente da Câmara de Vereadores, todas as câmaras municipais do País devem ter seus subsídios reajustados de acordo com a população e em conformidade com os subsídios dos deputados estaduais. A vereadora explica que o Tribunal de Contas do Estado (TCE-PE) determinou que o reajuste fosse estabelecido agora, mas para valer somente na próxima legislatura (a partir de 2013). Segundo Maria Elena, o TCE-PE exigiu que o reajuste fosse fixado antes das eleições municipais, para evitar que os vereadores vitoriosos legislassem em causa própria.
De acordo com a vereadora, o salário, que passará de R$ 6 mil para R$ 12 mil, está de acordo com a nova realidade populacional de Petrolina (mais de 300 mil habitantes, segundo o IBGE). O aumento também estaria autorizado porque o reajuste pode alcançar até 60% do salário dos deputados estaduais, visto que os parlamentares ganham 20 mil reais.
Maria Elena ainda deixou claro que na qualidade de presidente da Câmara, seu voto serviria apenas para desempatar a votação. No entanto, votaria a favor do reajuste se ocorresse o empate.

Nenhum comentário:

Postar um comentário