anunci2


Uploaded with ImageShack.us

sábado, 6 de outubro de 2012

Bahia deverá aderir novamente ao Horário de Verão


Imagem garimpada da internet. Informações do correio24horas.com.br e do g1.




Ontem (05/09/2012), o governador da Bahia Jaques Wagner anunciou um contato com o Ministério de Minas e Energia, para tratar da adesão ao Horário de Verão. Wagner adiantou que o aumento de uma hora no relógio é uma tendência, já que, segundo defende, o território baiano é parte do Brasil e deve acompanhar o que for adotado nos grandes centros.

Argumentos dele:
“Do ponto de vista da energia, a economia não é tão grande. Mas eu acho uma maluquice não seguir, porque temos um horário só o ano inteiro e, de repente, você partilha o Brasil em dois. Televisão, bancos e até o governo são prejudicados”

Quando procuraram a ele sobre a rejeição dos baianos pela adesão, ele disse:

“Tenho que ouvir a população, porque também não vou fazer uma coisa que todos achem que é ruim”,


A Bahia foi o único estado do Nordeste a adotar a medida no ano passado, após oito anos sem mudança. Mesmo com a rejeição de parte dos baianos, o governador disse desenvolver pesquisa para avaliar a opinião da população.

A rejeição, principalmente no Vale do São Francisco, se deve por Petrolina e Juazeiro serem vizinhas, e terem uma grande ligação entre si. Muitas pessoas moram em um município e trabalham no outro, por exemplo. Dependendo da situação, isso pode complicar a vida de muita gente, pois dessas terão que seguir diferentes horários. 

Por outro lado, no estado houve o registro de economia de energia de 4,2% de energia elétrica. Segundo a Operação Nacional do Sistema Elétrico-ONS, o estado economizou 105MW. A Federação das Indústrias do Estado da Bahia (Fieb), que defendeu a mudança, o novo horário deve ser mantido nos próximos anos. “A Bahia responde por 55%, aproximadamente, das exportações do nordeste e o mundo externo se relaciona com o Brasil tomando o horário de Brasília como referência. Então, todos os fatores são favoráveis do ponto de vista da atividade econômica pela adoção do horário de verão”, afirmou o vice-presidente da Fieb, Reinaldo Sampaio.



O Horário de Verão começa à meia-noite do dia 21 de outubro deste ano e termina à 0h do dia 17 de fevereiro de 2013. 

Nenhum comentário:

Postar um comentário