anunci2


Uploaded with ImageShack.us

terça-feira, 9 de outubro de 2012

80% das barragens de PE estão secas


Imagem garimpada da internet. Informações do G1.



Estado de alerta para o estado de Pernambuco. E de grande alerta. Nada mais nada menos que oitenta por cento das barragens sertanejas secaram totalmente. Falta pasto para os animais e os caminhões-pipa têm sido a única forma de remediar o abastecimento para muitos agricultores, por causa da seca que afeta a Zona da Mata, Agreste e Sertão do estado.
Em Petrolina, existem localidades onde não chove há meses. A zona rural está castigada. Na comunidade de Pereiro, por exemplo, o chão rachou e a vegetação está completamente seca. Os moradores caminham longas distâncias para pegar água. As cisternas são abastecidas por carros-pipa, e os animais estão sem pasto. Só resta um pouco de lama na única barragem da região, que abastece cerca de 200 famílias. A água é imprópria para o consumo humano, mas o pior é que na ausência de água potável, os moradores acabam bebendo dessa água. Um risco para estes, pois podem adoecer.
A Agência Pernambucana de Águas e Clima (Apac)informou que 80 barragens estão com o nível abaixo do considerado normal para esta época do ano. A situação no Sertão é ainda mais preocupante: 80% dos reservatórios secaram completamente. Um problema que atinge muitas famílias que vivem na área de sequeiro.

Nenhum comentário:

Postar um comentário