anunci2


Uploaded with ImageShack.us

sábado, 8 de setembro de 2012

Polêmica envolvendo um cidadão e Carlos Britto




Foto: Pessoal, dessa vez eu vou deixar de lado o meu habitual tom de ironia e pedir a atenção de vocês para um assunto sério agora. Peço que, antes de continuar lendo o que vou escrever, cliquem na imagem para que possam vê-la em tamanho maior para poder ler o que tá escrito...

Pois bem, recebi essas 3 mensagens do próprio Carlos Britto. Na 1ª mensagem (privada), uma educada e irônica ameaça de processo. Para quem tá por fora, a imagem que o deixou tão ofendido é essa: https://www.facebook.com/photo.php?fbid=471251142896067&set=a.264965126858004.63456.100000335571788&type=1&theater

Já a 2ª e 3ª mensagens, foram comentários abertos ao público no próprio post da imagem. Ele achou que houve agressão pessoal na montagem que fiz, e que vai processar quem a fez e quem compartilhou. Ou seja, ele vai ME processar por ter dado a opinião, e vai processar VOCÊ por ter concordado com essa opinião, compartilhando a imagem. É isso mesmo! 

Acredite! Serei (ou seremos, se você compartilhou) processados por um jornalista que tem seu próprio blog, um dos mais acessados do Nordeste, e que publica lá suas próprias opiniões a respeito de política. Onde muitas dessas opiniões dadas por ele, são bem menos sutis do que essa CHARGE POLÍTICA que fiz aqui. Serei (ou seremos) processados por um jornalista que NÃO faz questão de ser imparcial e de esconder o seu partido político, e que com o direito que lhe cabe, posta no seu blog o que achar conveniente postar, já que o blog é dele mesmo. Serei (ou seremos) processados por um jornalista que sentiu ter sua honra ofendida, por ter segundo ele mesmo, filhos que não gostam de ver o pai agredido, quando por muitas vezes ele não pensou nos filhos dos pais que foram agredidos (ou não) por ele, quando tece suas próprias opiniões.

Agora peço, ou melhor, já pedi licença a um colega para postar aqui nesse meu desabafo, o que ele escreveu lá nos cometários do famigerado post, em resposta aos comentários do próprio Carlos Britto. Eu não poderia ter respondido diretamente para o jornalista, de forma melhor:

"No momento em que nos tornamos pessoas públicas estamos propícios a avaliações populares. Podemos ou não gostar, o que não significa que estamos sendo agredidos ou difamados. Principalmente nesse caso onde o fator dos envolvidos serem pessoas públicas foi porque buscaram isso, o que se torna presente quando se entra na candidatura a cargo eletivo ou se cria um blog de relevância pública que promove a autoria e sua Imagem. Sinto muito dizer, mas para mim qualquer jornalista que tentar interromper por vias intimidadoras ou judiciais o ato público e Constitucional de expressar o livre pensamento e ideologia não deveria sequer chama-se de jornalista, pois está indo de encontro com um dos principais valores do jornalismo democrático. É notável que a opinião expressada une-se numa sinergia compartilhada por muitos, identificando assim uma opinião de caráter popular. Viva a democracia e o livre direito de se expressar. Ademais, uma charge humorística ou política é permitida, pelos menos de acordo com o STF."

Diante do exposto e da ameaça de processo, cabe agora à justiça decidir se o que postei e escrevi, é realmente algo punível na forma da lei. E se a intenção da ameaça era me assustar, me censurar,  para talvez excluir a imagem, não funcionou. Como escreveu o próprio jornalista: "Nos vemos no tribunal".


Me desculpem se essa postagem não for imparcial, como proponho no meu blog. Me esforcei bastante pela imparcialidade. Espero ter conseguido!!

Há alguns dias, um cidadão petrolinense fez uma imagem, onde candidatos a prefeito de petrolina apareciam como ventríloquos, e seus bonecos sendo dois jornalistas, que possuem blogs que noticiam fatos( ou melhor dizendo... bajulações a esses candidatos) da região. A imagem se espalhou pela rede social "facebook", sendo compartilhada por várias pessoas da região, que curtiram, e concordaram com o que a imagem mostrava. 
Um desses blogueiros, o Carlos Britto, que é jornalista da Rádio "A Voz do São Francisco-Emissora Rural", colunista de um jornal de Pernambuco e dono do blog mais acessado da região, em tom de ameaça, tentou coagir o cidadão Heyder Numeriano, com ameaças e referências à justiça, justamente por causa de sua criatividade para expressar sua opinião e a de várias pessoas, que curtiram e compartilharam a imagem.

Carlos Britto se defendeu alegando que ele teve sua integridade destruída, mas seu blog continua no ar, sendo o mais acessado da região, ele continua sendo colunista do mesmo jornal pernambucano, e continua com o seu emprego na rádio. Ninguém bateu no jornalista por causa disso. O nosso cidadão apenas, de forma que o jornalista não gostou, fez uma crítica aos dois blogueiros. 


Ainda temos, assegurado pela justiça, o direito de liberdade de expressão.
Na época da ditadura, para falar mal do governo militar, músicas, poesias, etc, tinham que ser expressadas de forma bem sutil, e bem indireta. Felizmente chegou a democracia, e quem puder criticar, tem o direito assegurado por lei. Contanto, claro, que não haja ferimento da integridade do cidadão...


Mas...vejamos bem... Ameaças, coação... Será que isso também não seria ferir a integridade de uma pessoa?? Ameaças de prisão! O blogueiro tentou fazer o cidadão retirar a imagem que ele construiu.

O pior, é que o próprio blogueiro costuma postar charges, que poderiam ferir a integridade de alguém...

Olhe esta...


certo que não foi ele quem fez, mais ele divulgou, assim como heyder e outras pessoas assim fizeram...

Ou seja, pode fazer charges, mas não podem fazer uma com ele próprio... 

Admiro a coragem do cidadão. Devemos combater a censura. 


Opine aqui no blog!! 

Quem você acha que está certo... O cidadão, ou Carlos Britto??
Aqui, você tem liberdade de expressão, mesmo que sua opinião doa a minha pessoa...

Um comentário:

  1. HEYDER, COM CERTEZA EXERCE O SEI DIREITO DE OPINIÃO, NADA DEMAIS NISSO, DESDE QUE SEJA DADO AO BLOGUEIRO EM QUESTÃO O DIREITO DE RESPOSTA PROPORCIONAL AO AGRAVO, COMO ASSIM ELENCA O ART. 5º DA CONSTITUIÇÃO FEDERAL.

    ResponderExcluir